quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Semana do Deficiente é encerrada em grande estilo em Nova Iguaçu

Matéria da Secretaria de Comunicação
Fotógrafo: George Campos
As famílias das pessoas portadoras de necessidades especiais poderão ter prioridade na aquisição de casa própria no Programa Minha Casa, Minha Vida, em Nova Iguaçu. O anúncio foi feito no último domingo (28-08) pela prefeita Sheila Gama, na Riosampa, durante as festividades pelos 21 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Iguaçu. O evento, que reuniu cerca de duas mil pessoas para a tradicional feijoada, que contou com diversas atrações. Toda a renda foi revertida para a entidade. O encerramento foi com a bateria da escola de samba Beija Flor.
Em seu discurso, Sheila Gama explicou que a Procuradoria Geral do município está fazendo um estudo jurídico para ver a possibilidade de dar prioridade à famílias de portadores de necessidades especiais na aquisição e casa própria. “Nossa ideia é estabelecermos cotas para as famílias incluídas na faixa até três salários mínimos (R$ 1.635). Quero agradecer a todas as pessoas que participaram deste evento. Agora vamos para nova caminhada e alcançarmos outros objetivos. Criei a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e fico muito feliz em poder participar dessa família chamada Apae”, disse a prefeita. A pedra fundamental para a construção da atual sede da Apae foi lançada pelo então prefeito de Nova Iguaçu, Aloísio Gama (1989-1992). Ao ter o nome anunciado, o ex-prefeito foi muito aplaudido.
A secretária Dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Daniela Marques, disse que no ano que vem a Apae completará 22 anos, enquanto a Secretaria fará um ano de existência. “Será uma comemoração dupla”, resumiu. “A feijoada da Apae e já está no calendário de eventos de Nova Iguaçu. Isso só é possível graças ao apoio de diversos setores da sociedade”, completou a organIzadora do evento, Sylvia Coelho, ao lado da presidente da Apae de Nova Iguaçu, Maria Leonor de Almeida Esteves.
O diretor da Escola de Educação Especial Professora Sheila Gama (que funciona na Apae), Wanderley Sabino, disse que a criação da Secretaria é um marco na história e Nova Iguaçu. “O poder público, através da prefeita Sheila Gama, está fazendo a sua parte. No ano que em, a pasta já terá orçamento próprio para as políticas que beneficiem os portadores de necessidades especiais”, finalizou.
Atrações
O cantor Markinhos Vargas levantou o público interpretando sucessos da MPB como “Não Deixe o Samba Morrer” , “Garganta” e “Whisky a Go Go”. O coral da empresa Granfino foi muito aplaudido quando cantou “Não Quero Dinheiro”.
Outros estaques foram as apresentações dos alunos do Centro de Educação Especial Paul Harris, do Ciesp Castorina Faria Lima, do Coral Vozes do Silêncio e da Apae de Nova Iguaçu. A festa contou com a participação ainda da Companhia de Dança Sonho do Corpo, Sociedade Beneficente Anchieta, entre outras atrações.
Participaram ainda da festa secretários e subsecretários municipais; vereadores, entre outras autoridades, além de representantes de diversos segmentos da sociedade.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário