quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Fórum dos direitos da pessoa portadora de necessidades especiais

Matéria de Secretaria de Comunicação

Fotógrafa: Glória Nunes 

Com o tema "A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente", o fórum – realizado nesta manhã (25-08), levantou questões como aceitação, fim do preconceito e inclusão no mercado de trabalho. Criada pela prefeita Sheila Gama, a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência é um grande avanço que fortalece a luta dos portadores de deficiência em Nova Iguaçu e foi uma das reivindicações feitas pelo fórum realizado no ano passado.

De acordo com a secretária municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Daniela Marques da Silva Cardoso, a primeira meta da Secretaria é a realização de um censo para saber quantas pessoas portadoras de deficiências existem em Nova Iguaçu, quem são essas pessoas e onde moram para que tenham seus direitos garantidos.

"Com base nos novos dados e em parceria com todas as Secretarias Municipais e instituições da sociedade civil, faremos um banco de dados. Também vamos desenvolver um pólo multidisciplinar para capacitar a população interessada em cuidar e acompanhar as pessoas portadoras de deficiência. Além disso, vamos investir em  pesquisa e promoção, de acordo com as possibilidades da Prefeitura, de acessibilidade nas vias e prédios públicos", disse.

O encontro também definiu resoluções e metas a serem atingidas no município. Uma das principais questões abordadas foi o apoio para a inclusão da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho e aumento das vagas para 20% em concursos públicos.

A mesa foi composta pela secretária Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Daniela Marques da Silva Cardoso; a doutora em Educação pela Puc e professora da Unig e Estácio de Sá, Ana Valéria de Figueiredo da Costa; a presidente da comissão organizadora da Semana Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, Silvia Coelho Lantmant; a professora Ida Beatriz Costa Velho Mazzillo – Mestre em Educação pela PUC-Rio; pós-graduada em Educação Especial pela UFF; atua no projeto DOS-Vox e na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, a conselheira municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e Coordenadora do grupo Bate-papo de Amigo de Autistas, Wânia Leite e o diretor da escola de Educação Especial da Apae "Professora Sheila Gama", Wanderlei Sabino.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Educação, Dilcéia Quintela; secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Elane Frossard e o vereador Fernando Cid.

Auditório Silvio Coelho da FIRJAN, lotado.
Ana Valéria Figueiredo abre o Forum 2011
A professora Ida Beatriz Costa Velho Mazzillo – Mestre em Educação pela PUC-Rio; pós-graduada em Educação Especial pela UFF



Daniela Cardoso, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, presta contas das ações do Governo Municipal, resultantes do fôrum de 2010.

Valéria Boechat, registra com eficiência, as resoluções da plenária, transformando as decisões em documento, que vai orientar a administração municipa,l nas próximas decisões, em favor da pessoa com deficiência.

Emocionante trajetória da Isa (como gosta de ser chamada) que apesar das dificuldades, graduou-se, com laurea na PUC.

Silvia Coelho, Presidente da Comissão organizadora, destaca as dificuldades de locomoção dos traseuntes nas ruas de nossa cidade.





Portal da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu

Um comentário: