Matéria de Secretaria de Comunicação
Fotógrafa: Glória Nunes
Com o tema "A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente", o fórum – realizado nesta manhã (25-08), levantou questões como aceitação, fim do preconceito e inclusão no mercado de trabalho. Criada pela prefeita Sheila Gama, a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência é um grande avanço que fortalece a luta dos portadores de deficiência em Nova Iguaçu e foi uma das reivindicações feitas pelo fórum realizado no ano passado.
De acordo com a secretária municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Daniela Marques da Silva Cardoso, a primeira meta da Secretaria é a realização de um censo para saber quantas pessoas portadoras de deficiências existem em Nova Iguaçu, quem são essas pessoas e onde moram para que tenham seus direitos garantidos.
"Com base nos novos dados e em parceria com todas as Secretarias Municipais e instituições da sociedade civil, faremos um banco de dados. Também vamos desenvolver um pólo multidisciplinar para capacitar a população interessada em cuidar e acompanhar as pessoas portadoras de deficiência. Além disso, vamos investir em pesquisa e promoção, de acordo com as possibilidades da Prefeitura, de acessibilidade nas vias e prédios públicos", disse.
O encontro também definiu resoluções e metas a serem atingidas no município. Uma das principais questões abordadas foi o apoio para a inclusão da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho e aumento das vagas para 20% em concursos públicos.
A mesa foi composta pela secretária Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Daniela Marques da Silva Cardoso; a doutora em Educação pela Puc e professora da Unig e Estácio de Sá, Ana Valéria de Figueiredo da Costa; a presidente da comissão organizadora da Semana Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, Silvia Coelho Lantmant; a professora Ida Beatriz Costa Velho Mazzillo – Mestre em Educação pela PUC-Rio; pós-graduada em Educação Especial pela UFF; atua no projeto DOS-Vox e na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, a conselheira municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e Coordenadora do grupo Bate-papo de Amigo de Autistas, Wânia Leite e o diretor da escola de Educação Especial da Apae "Professora Sheila Gama", Wanderlei Sabino.
Estiveram presentes a secretária Municipal de Educação, Dilcéia Quintela; secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Elane Frossard e o vereador Fernando Cid.
Auditório Silvio Coelho da FIRJAN, lotado. |
Ana Valéria Figueiredo abre o Forum 2011 |
A professora Ida Beatriz Costa Velho Mazzillo – Mestre em Educação pela PUC-Rio; pós-graduada em Educação Especial pela UFF |
Daniela Cardoso, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, presta contas das ações do Governo Municipal, resultantes do fôrum de 2010. |
Emocionante trajetória da Isa (como gosta de ser chamada) que apesar das dificuldades, graduou-se, com laurea na PUC. |
Silvia Coelho, Presidente da Comissão organizadora, destaca as dificuldades de locomoção dos traseuntes nas ruas de nossa cidade. |
Portal da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir