sábado, 20 de agosto de 2011

Missa em Ação de Graças comemora os 21 anos da APAE de Nova Iguaçu e dá inicio às atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2011

por David Avelar
As comemorações da Semana Nacional da Pessoa de Deficiência Intelectual e Múltipla da APAE de Nova Iguaçu, começaram, neste sábado, com a missa celebrada pelo Bispo Dom Luciano Bergamin.  A cerimônia religiosa começou às 10 horas, com os corais de São Francisco de Assis, de Queimados e o Coral Senhor do Bonfim, de Engenheiro Pedreira e conjunto, sob a regência do maestro Markão. Uma apresentação deslumbrante, com vozes e repertório magníficos.
Dom Luciano convidou o diretor da escola de educação especialda APAE, "professora Sheila Gama" Wanderley Sabino, que expressou sua eterna gratidão por ter realizado o sonho de sua vida, ter a Liturgia da Missa, realizada nas novas dependências da APAE. A secretaria Daniela Cardoso, foi a segunda a falar, e lembrou que, apesar da não ter pessoas com deficiência na família, passou toda a sua vida dedicada à causa dos deficientes junto com seu pai, Wanderley Sabino, que foi diretor do CIESP - centro integrado de educação especial Cantorina Faria Lima e fundador da APAE há 21 anos, junto com Sheila Gama. Maria Leonor Presidente da APAE, foi a terceira a falar demonstrando profunda emoção religiosa, fez um apelo para todos se unissem em prol de uma causa maior, citando Dom Helder Câmara. Por último falou Sheila Gama, madrinha e prefeita de nova Iguaçu. Visivelmente emocionada, lembra que uma de suas primeiras metas foi criar a secretaria da Pessoa com Deficiência, dando continuidade a essa incessante luta pela pessoa deficiente.  Dom Luciano agradeceu o empenho da Comissão Organizadora, dirigindo-se à Presidente da Comissão, que há 5 anos, comanda esta festa e procuradora da APAE Silvia Coelho Lantimant.
Outro destaque ficou por conta dos aniversários da pequena Lidiane de 5 anos, aluna da APAE e de dona Berenice de 84 anos.
Estavam presentes ilustres amigos da APAE. Do legislativo, os vereadores, professora Marli e Marcos Rocha. Do executivo, a prefeita Sheila Gama, madrinha da APAE, Daniela Marques da Silva Cardoso, secretária dos direitos da Pessoa com Deficiência, Rholmer Louzada Junior,  secretário de transportes e serviços públicos, Dilcéia da Rocha Quintela, secretária de educação, Anderson de Ávila Batata, secretário de Cultura, José António Baptista Tinguá, ouvidor geral, Sandra Maria Gusmão, chefe de gabinete, Mariana Duayer, presidente de FENIG e aniversariante do dia. Da administração APAE, Maria Leonor de Almeida Esteves, presidente da APAE, Shirley Flores, vicepresidente, Sandra Avelar, diretora social, Adriana Lima diretora financeira, Marcos Barbosa, Luiz Célio,  Erica Gabiatti, Vera Rocha, Marilda Caetano, Edna Melo,  Cleomar e Cristina Elizabeth, Perla, Elizeth,  . Amigos Beneméritos como, Francisco Parente, Paulo Roberto Marra. Amigos da APAE, Coronel Roberto de Oliveira Penteado, Coronel Otávio Tavares, Dona Celeste Almeida,  Márcia Paiva, Silvia Regina, Marilda Baptista, Valéria Boechat, Marcelo Reis, Ana Somma.   Ainda tivemos a presença do Padre Arnaldo Rossi, pároco da comunidade de Santa Rita do Renato Chiera da casa do menor São Miguel Arcanjo em Miguel Couto e Tinguá, Padre Justino diretor do centro de direitos humanos da Diocese e do padre Andre Decok das paróquias de  Santa Clara e Santo Elias. Agradecemos a presença das freiras do Colégio das Irmãs, tendo à frente a Madre Yeda Maria Dalcin,  diretora da Instituição. Amanhã, às 16 horas abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2011, na sede da APAE.












  

Nenhum comentário:

Postar um comentário