quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jovens e crianças participam da 2ª Gincana da Apae em Nova Iguaçu

Matéria da Secretaria de Comunicação
Fotógrafa: Glória Nunes
Mais de 400 crianças e jovens portadores de necessidades especiais participaram da 2ª Gincana das Pessoas com Deficiência de Nova Iguaçu nesta quarta-feira, dia 24. O evento faz parte Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que teve início no último sábado, dia 20, e foi organizado pelas secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer e do Direito da Pessoa com Deficiência. Os jovens atletas vibraram com os jogos de hóquei sobre o piso, basquete, atletismo, tênis de mesa e skate, além de participarem de oficina de arte terapia, oferecido pela Semed. 
Para a secretária de Educação, Dilceia Quintela, a gincana representa um momento de integração entre secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer e do Direito da Pessoa com Deficiência e a concretização do processo de inclusão de crianças com necessidades especiais. "A secretaria tem se esforçado em promover a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas. Atualmente, a rede municipal de ensino de possui mais de 600 estudantes com algum tipo de necessidade especial", afirmou Dilceia, acrescentando que isso mostra a preocupação da prefeita Sheila Gama em garantir o acesso à educação para todos.
Mãe da jovem Jessie Vasconcelos, de 16 anos, a dona-de-casa Naraci Vasconcelos comoveu-se ao ver sua filha participando das competições. Ela lembrou dos momentos difíceis que passou e das vitórias alcançadas. "Desde que ela nasceu toda a família sofreu, mas conseguimos dar a volta por cima. Este evento mostra que os portadores de necessidades podem ser incluídos na sociedade", disse, frisando também que deveriam existir outros encontros como este.
O pequeno Isaac Antônio da Silva, de 5 anos,  gostou muito da gincana. Estudante do Centro de Educação Especial Paul Harris, o menino participou de várias competições. "Fiquei feliz quando soube que viria para cá. Participei de corrida, da capoeira e do paraquedas", afirmou Isaac, que mostrou com orgulho as medalhas que recebeu nas competições.
Estiveram presentes na gincana os alunos da Vila Olímpica, do Centro Integrado de Educação Especial Castorina Faria Lima- Ciesp, da Apae de Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro, os estudantes do Centro de Educação Especial Paul Harris e das salas de recursos, como os das Escolas Municipais Luis de Lemos, Dom Adriano Hipólito, Murilo Costa, Souza e Mello, José Fróes Machado, Julio Rabelo, Monteiro Lobato, Darcílio Ayres Raunheitti, Kerma Moreira Franco, Althair Pimenta de Moraes, Profesora Enilza B. dos Santos Chiconelli, Aymée Carreiro Figueiredo e Ciep 071 – Maximiano Ribeiro da Silva.
 A Secretaria Municipal de Saúde contribuiu com serviços como vacinação e saúde bucal e a do Direito da Pessoa com Deficiência realizou cadastro de pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial.
Estudantes também participaram de oficina
Ao mesmo tempo em que aconteciam as competições, os pequenos participaram da oficina de arte terapia, realizado pela equipe de Educação Especial da Semed. Os estudantes fizeram a montagem de um mamulengo, espécie de fantoche feito com isopor e retalhos de pano e montaram uma história com ele. Segundo Márcia Carvalho, coordenadora da equipe, "O objetivo desta oficina é despertar a criatividade, o desenvolvimento sócio afetivo, cognitivo e a coordenação motora", explicou Márcia.
Secretário destaca inclusão social
Da arquibancada, torcendo pelo time de futsal da Vila Olímpica, o secretário Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Fausto Azevedo, destacou a importância do esporte para a inclusão social. "Em nome da prefeita Sheila Gama, a Semel se sente honrada  em participar deste dia, deste momento de alegria ", ressaltou.
Moradora do bairro Corumbá, Marilene Nascimento Melo, levou o filho Marlon, de 5 anos, para participar pela primeira vez da gincana e aprovou o resultado. "Estas atividades são muito importantes para incentivar estas pessoas. Muitos acham que eles não são capazes e este evento prova o contrário. Ano que vem estarei aqui de novo", concluiu.
Cadastro
A secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef), Daniela Marques, creditou o sucesso do evento ao trabalho da comissão organizadora. Ela aproveitou a ocasião para convidar os participantes a auxiliarem na elaboração do banco de dados de identificação dos portadores de necessidades especiais de Nova Iguaçu.  "Contamos com um banco de dados para cadastrar pessoas com deficiências e encaminhá-las aos setores de trabalho,  pois a demanda é muito grande por parte das empresas", disse. Para participar, basta entrar em contato pelo endereço semdpdef.ni@gmail.com ou ligar para a Secretaria, no telefone 2667-7649.
Programação
Amanhã, quinta-feira, ainda dentro das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o auditório Silvio Coelho, na Firjan, sediará mais um encontro. A partir das 9h, serão discutidos os Direitos das Pessoas com Deficiência. A programação completa da Semana pode ser encontrada no site www.novaiguacu.rj.gov.br.













Nenhum comentário:

Postar um comentário