quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sheila Gama diz que criação de Secretaria é a realização de um sonho

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu


“A implantação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef) é a realização de um sonho”, a frase é da prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, durante a abertura do seminário “Diversidade e Inclusão”, realizado nesta terça-feira,  na Casa de Cultura.  A palestrante do evento foi a psicóloga Maryse Suplino, do Instituto Ann Sullivan. A secretária Daniela Cardoso fez um rápido balanço da atuação da Semdpdef, que completou um ano de existência nesta terça-feira.
Sheila Gama lembrou que há 21 anos trabalha a favor das causas dos deficientes físicos. Quando deputada estadual apresentou diversas leis beneficiando-os. “Quando criei a Secretaria pensei no respeito e dignidade que os deficientes merecem ter. Trabalhamos 24 horas com responsabilidade, lealdade e transparência. Nesta causa, a participação dos empresários é fundamental. Li numa matéria que Nova Iguaçu tem cerca de 64 mil pessoas com deficiência, mas acredito que este número é bem superior. O importante é que a sociedade está abraçando esta causa”, concluiu.
A secretária Daniela Cardoso fez um resumo da atuação da Semdepdef desde a sua criação.  Ela não esqueceu  de agradecer o apoio que recebe de sua equipe  e da prefeita Sheila Gama. “Neste primeiro ano tivemos muitas conquistas. De janeiro para cá, por exemplo, já entregamos 590 cartões Riocard; capacitamos professores em Braille, libras e autismo; e encaminhamos mais de 300 pessoas com deficiência física ao mercado de trabalho. Foi um ano de muito trabalho, mas muito gratificante. Uma das nossas metas agora é fazer o censo para sabermos exatamente o número de deficientes físicos que temos na cidade”, concluiu Daniela, que entregou certificados de participação aos empresários parceiros da Secretaria.
Trabalhando há mais de 20 anos com deficientes físicos, a psicóloga Maryse Suplino explicou que o fundamental é buscar sempre uma melhor qualidade de vida. “Quando falamos de inclusão social chamamos todos os setores da sociedade para o debate, além de mostrarmos o que é diversidade”, resumiu.
O seminário contou com a participação do secretário municipal de Trabalho e Emprego, Anselmo Luiz Cardoso Jund,  da presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), Mariana Duayer de Souza, alunos da Escola de Educação Especial Professora Sheila Gama (que funciona na Apae), e público em geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário