domingo, 17 de junho de 2012

Mais uma vez os amigos, pais e alunos da APAE de Nova Iguaçu, recebem os integrantes do Projeto Pêlo Próximo

 Por David Avelar
A emoção tomou conta dos partipantes do encontro com os cãezinhos do Projeto pelo Próximo. Foi neste sábado, com a presença da madrinha da Apae, a Prefeita Sheila Gama, da secretária da Pessoa com Deficiencia, Daniela Cardoso, do secretário de Comunicação Social, Alberto Aquino, da presidente da Apae, Maria Leonor de Almeida Esteves, professor Wanderley Sabino, diretor da Escola de Educação Especial Professora Sheila Gama, integrantes da diretoria da Apae, amigos, professores, pais e alunos da instituição. Saiba mais na matéria da Assessoria de Imprensa.

Nova Iguaçu recebe projeto Pêlo Próximo

Por Alan Ferreira 

Matéria da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu  

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu (Semdpdef) promoveu no último sábado, dia 16, na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, no bairro Jardim Margarida, o projeto Pêlo Próximo – Solidariedade em Quatro Patas. A ação é realizada por um grupo de voluntários que percorre todo o Estado do Rio de Janeiro desenvolvendo a pet terapia, que consiste no estímulo do contato pacífico entre pessoas que necessitem melhorar o dia a dia de alguma forma e alguns animais. “É um projeto muito interessante e Nova Iguaçu é uma cidade privilegiada por recebê-lo pelo segundo ano consecutivo”, disse a prefeita Sheila Gama.
Aproximadamente 30 alunos da Apae,  juntamente com os responsáveis, participaram da atividade, que durou toda a tarde de sábado. Os participantes interagiram com 12 cães de várias raças, que ficaram calmos o tempo todo e fizeram a alegria do público. A secretária da Semdpdef, Daniela Cardoso, estava orgulhosa. “Mais uma vez, conseguimos realizar este projeto aqui em Nova Iguaçu. A Prefeitura e a equipe do projeto Pêlo Próximo firmaram uma parceria muito importante, que trará benefícios para todos”, comentou a secretária.
Entre aqueles que participaram da pet terapia estava Pedro Henrique Martorelli, de 7 anos. O menino, que tem Síndrome de Down, divertiu-se com os cãezinhos, deixando o pai, Marcelo, satisfeito. “Este projeto é muito bom, porque integra a criança com o animal e estimula a sociabilidade. Foi uma ótima ideia da Prefeitura trazê-lo para cá”, elogiou, acrescentando que o filho entrou na Apae neste ano, mas a família já notou a mudança de comportamento do pequeno. “A Apae é excelente. Toda a família está satisfeita por ele estar frequentando a instituição”, completou Marcelo.
O Projeto Pêlo Próximo não tem fins lucrativos e foi criado há cerca de 3 anos e meio, pela psicóloga Roberta Araújo. A coordenadora geral da iniciativa explicou que a equipe é composta por 45 voluntários, entre especialistas e pessoas que participam simplesmente pelo prazer de ajudar. “Temos um total de 30 cães e três calopsitas (ave parecida com papagaio). Buscamos levar nosso trabalho a pessoas que necessitem melhorar o dia a dia, com foco na área de saúde”, ressaltou, frisando que os animais participam do projeto com seus donos e todos passam por avaliações específicas antes de fazer parte do grupo. Quem quiser participar do Pêlo Próximo pode entrar em contato com a coordenação da equipe, pelo email peloproximo@gmail.com. Outras informações no site www.peloproximo.com.br .













Nenhum comentário:

Postar um comentário