sábado, 23 de julho de 2011

Festa Julina da APAE de Nova Iguaçu, resgata o lado criança de cada um de nós.

Por David Avelar
"Quando o palhaço dá uma marretada na cabeça do companheiro, eu, adulto, vejo-me ainda criança..." Este é o inicio de uma das melhores poesias, das inúmeras peças de Orlando Orfei. Pois foi assim que, nós adultos nos sentimos ontem na festa julina, realizada na quadra multiuso, com muito carinho e dedicação. 
Havia uma proposta, este ano, que extrapolava a simples tradição. Estimular o senso de autonomia, de cooperação, ressaltando a importância do trabalho coletivo. Valorizar o brincar, transmitindo valores de cidadania. Buscar a participação dos pais, no incentivo dos seus filhos e reforçar neles, a autoestima e por fim, arrecadar fundos para aquisição de brinquedos pedagógicos para a escola. Com certeza todos esses objetivos foram alcançados na festa. O que se viu foi uma brincadeira descontraída, organizada, onde todos participaram. As atrações começaram com a entrega das medalhas da gincana, organizada pelos professores de educação física em comemoração ao aniversário de 21 anos da APAE. Em seguida brincadeiras tradicionais, como: Corrida dos sacos, das batatas e dos bambolês. Normalmente esse brincadeira é feita com cadeiras mas, nossas crianças mais animadas em participar são portadores de algum tipo de deficiência, então optou-se pelos bambolês. Tivemos a apresentação das turmas das professoras Perla, Regina, Simone, Rosania, Val, Elizete e Rosely.  Na seqüência Niltinho e Braga, fizeram a festa tocando uma séria de ritmos. Era o momento que todos esperavam. Ainda foram realizados, o casamento na roça e a coração do rei e da rainha. O aluno Thales leu uma poesia de sua autoria sobre os companheiros e ao final, a grande quadrilha de roça com professores, terapeutas, orientadores.
Agradecimentos ao Professor Wanderley, diretor da Escola de Educação Especial Professora Sheila Gama. À Shirley Flores, vicepresidente da APAE-NI, Perla, Vera Rocha, Erika Gabiatti, Simone, Regina, Evanilce, Adriana, Marilda Baptista, Marilda, Edna, Alexandre, Adilson Marcos Farias, Solange, Cleumar, Rosania, Luiz (motorista) Luiz Cesar, Marcos Barbosa, Tatiane, Lúcia Helena, Elizete, Ronaldo, Val e Elizete.
VEJA O VÍDEO INTEGRAL DA FESTA



AS FOTOGRAFIAS























Nenhum comentário:

Postar um comentário