segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sheila Gama: ‘ inclusão de autistas deve começar com informação

A prefeita Sheila Gama participou, nesta segunda-feira (02/04), na Casa de Cultura, de  evento pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, organizado pela Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Semdpdef). Instituído pela ONU (Organizaçãodas nações Unidas), o dia serve para chamar a atenção da sociedade para o transtorno, que atinge cerca de dois milhões de brasileiros. Só no Rio de Janeiro, seriam 185 mil autistas.
“A inclusão deve começar com informação, por isso a nossa proposta busca esclarecer sobre o autismo, a importância do diagnóstico e intervenção precoce. Nós, mães, devemos estar sempre atentas aos sinais que nossos filhos nos dão. A escola e os professores também têm papel fundamental porque trabalham o desenvolvimento das crianças. Pensando em uma escola realmente inclusiva é que apostamos na capacitação continuada desses profissionais para que possam identificar esses comportamentos”, ressaltou a prefeita Sheila Gama.
Para a secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Daniela Cardoso, este foi o pontapé inicial da prefeitura de Nova Iguaçu para lançar o movimento na cidade. “No encontro de hoje estamos ampliando a visão das pessoas sobre o autismo, o tema ainda é pouco abordado. Temos muito o que caminhar. Na próxima semana, entre 10, 11 e 12 de abril, daremos prosseguimento às ações com um curso que vai tratar de Transtornos Globais de Desenvolvimento e no próximo semestre estamos organizando uma Jornada sobre autismo”, anunciou.
Entre as atividades do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma palestra com a psicopedagoga e psicomotricista Rita Thompson esclareceu sobre os diversos níveis do autismo, primeiros sintomas, tratamento e acompanhamento adequados. O depoimento de Rosalina Felipe de Castro, mãe de autista, sobre como convive e enfrenta o dia a dia com o filho especial emocionou pais e profissionais da educação presentes.  Já os integrantes do projeto  “Pelo Próximo” apresentaram ao público os benefícios da ‘Pet Terapia’ para o desenvolvimento do autista e fizeram a alegria das crianças deficientes presentes, que tocaram, brincaram e aprenderam com os cães treinados para auxiliar no tratamento de diversas doenças.
Síndrome
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de comportamento. Algumas crianças, apesar de autistas, têm inteligência e fala intactas. Desde 2008, a ONU decretou  2 de abril como o Dia Internacional do Autismo. O objetivo é utilizar a data para propor e divulgar ações de conscientização relacionadas à síndrome.
Lei municipal para tratamento adequado                                                          
Nesta semana, a Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu aprovou o projeto de lei que institui a Rede de Serviços Municipais Integrados para Atendimento à Pessoa Autista. O objetivo é garantir tratamento gratuito e adequado para as pessoas que tenham a síndrome. O Poder Executivo tem 15 dias, a partir de segunda-feira, dia 2, para a publicação da lei. 





2 comentários:

  1. Gostaria que, se possível for, comentar a minha presença também nos eventos que participar. Por favor! Estou sempre colaborando e marcando presença quando posso e sendo convidado. Abraços à todos e meus mais sinceros votos de estima pela maravilhosa organização do evento.

    ResponderExcluir
  2. Agente Comunitário de Saúde de Nova Iguaçu

    Concursado
    Aprovados
    Convocados
    Desempregados


    Passar em um concurso público não é fácil, mas
    Dificil é tomar posse dele aqui em Nova Iguaçu.

    ResponderExcluir