terça-feira, 17 de abril de 2012

Prefeita Sheila Gama abre as reuniões da Comissão Organizadora da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2012

Matéria da SEMCOM-Secretaria de Comunicação da Cidade de Nova Iguaçu 
Fotógrafo: Leo Fernandes
A prefeita Sheila Gama participou, nesta terça-feira (17-04), da mesa diretora da comissão organizadora da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que acontecerá entre os dias 21 e 28 de agosto, com o tema "Em busca da igualdade. Estamos aqui".  A reunião foi realizada na sede da Apae Nova Iguaçu para avaliar os resultados obtidos em 2011, prestar contas da arrecadação conseguida e definir as atividades de 2012.
"A cada ano as conquistas aumentam e nossos desafios também. Através desses eventos de sucesso, conseguimos conquistar a confiança das pessoas,  aproximar a comunidade da causa das pessoas com deficiência e atrair a atenção para o que realmente é importante. É muito emocionante participar dessa caminhada, dessa missão ao lado de todos aqui presentes", disse a prefeita Sheila Gama, madrinha da Apae Nova Iguaçu, adiantando que conta com a parceria de todas as secretarias municipais para promover uma grande ação social na Vila Olímpica no encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência.
A presidente da comissão, diretora da Granfino, Sílvia Lantimant, abriu a reunião elogiando as ações da prefeita Sheila Gama e explicando o lema de 2012. "O apoio da prefeita  contribui para dar visibilidade ao evento. As parcerias e os voluntários estão aumentando. O nosso lema se traduz na igualdade que é sinônimo de liberdade. Estamos trabalhando por isso, para que as pessoas com deficiência consigam mais igualdade e mais autonomia", definiu Sílvia.
Este ano o evento vai reunir atividades culturais, fórum, ação social, missa, passeio para as crianças e encontros na Casa de Cultura. Durante a reunião, a Apae – representada pelo professor Vanderlei Sabino, mostrou transparência ao prestar conta dos recursos arrecadados. "Conseguimos pouco mais de R$ 36 mil arrecadados com a feijoada no ano passado. Investimos na construção das alvenarias das salas novas onde funcionará fonoaudiologia, terapia ocupacional, estímulo precoce para bebês, gabinete odontológico e serviço social", explicou.
Homenagem à prefeita
Os professores, diretores, pais e alunos da Apae, assim como todos os presentes na reunião, aproveitaram o momento dos aniversariantes do mês para homenagear a prefeita Sheila Gama, que completa mais um ano de vida, amanhã (18-04). Emocionada, Sheila Gama dividiu com os colegas que também aniversariam no mês de abril os parabéns e a homenagem. "Vamos todos comemorar juntos. Agradeço a lembrança e o carinho de vocês e por esta surpresa tão linda. Um momento de confraternizar", agradeceu a prefeita.








segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sheila Gama: ‘ inclusão de autistas deve começar com informação

A prefeita Sheila Gama participou, nesta segunda-feira (02/04), na Casa de Cultura, de  evento pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, organizado pela Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Semdpdef). Instituído pela ONU (Organizaçãodas nações Unidas), o dia serve para chamar a atenção da sociedade para o transtorno, que atinge cerca de dois milhões de brasileiros. Só no Rio de Janeiro, seriam 185 mil autistas.
“A inclusão deve começar com informação, por isso a nossa proposta busca esclarecer sobre o autismo, a importância do diagnóstico e intervenção precoce. Nós, mães, devemos estar sempre atentas aos sinais que nossos filhos nos dão. A escola e os professores também têm papel fundamental porque trabalham o desenvolvimento das crianças. Pensando em uma escola realmente inclusiva é que apostamos na capacitação continuada desses profissionais para que possam identificar esses comportamentos”, ressaltou a prefeita Sheila Gama.
Para a secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Daniela Cardoso, este foi o pontapé inicial da prefeitura de Nova Iguaçu para lançar o movimento na cidade. “No encontro de hoje estamos ampliando a visão das pessoas sobre o autismo, o tema ainda é pouco abordado. Temos muito o que caminhar. Na próxima semana, entre 10, 11 e 12 de abril, daremos prosseguimento às ações com um curso que vai tratar de Transtornos Globais de Desenvolvimento e no próximo semestre estamos organizando uma Jornada sobre autismo”, anunciou.
Entre as atividades do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma palestra com a psicopedagoga e psicomotricista Rita Thompson esclareceu sobre os diversos níveis do autismo, primeiros sintomas, tratamento e acompanhamento adequados. O depoimento de Rosalina Felipe de Castro, mãe de autista, sobre como convive e enfrenta o dia a dia com o filho especial emocionou pais e profissionais da educação presentes.  Já os integrantes do projeto  “Pelo Próximo” apresentaram ao público os benefícios da ‘Pet Terapia’ para o desenvolvimento do autista e fizeram a alegria das crianças deficientes presentes, que tocaram, brincaram e aprenderam com os cães treinados para auxiliar no tratamento de diversas doenças.
Síndrome
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de comportamento. Algumas crianças, apesar de autistas, têm inteligência e fala intactas. Desde 2008, a ONU decretou  2 de abril como o Dia Internacional do Autismo. O objetivo é utilizar a data para propor e divulgar ações de conscientização relacionadas à síndrome.
Lei municipal para tratamento adequado                                                          
Nesta semana, a Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu aprovou o projeto de lei que institui a Rede de Serviços Municipais Integrados para Atendimento à Pessoa Autista. O objetivo é garantir tratamento gratuito e adequado para as pessoas que tenham a síndrome. O Poder Executivo tem 15 dias, a partir de segunda-feira, dia 2, para a publicação da lei. 





Prefeitura promove evento pelo Dia Mundial da Síndrome de Down

A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef) promoveu nesta quarta-feira, 21 de março, evento para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down. A prefeita Sheila Gama participou da festa e ressaltou a importância da data. “Hoje é dia de comemorar as conquistas e a visibilidade que a causa da Síndrome de Down ganhou nos últimos tempos. Estou feliz por ter criado a Secretaria do Deficiente em nosso município, para auxiliar as pessoas com deficiência e seus responsáveis a terem uma vida melhor”, disse ela, que em seguida lembrou as conquistas de sua administração em favor dos deficientes. “Conseguimos o acordo para a emissão do Riocard aqui em Nova Iguaçu, já encaminhamos pessoas com deficiência para o mercado de trabalho e realizamos palestras de qualificação e inclusão. E virão mais novidades por aí”, afirmou a prefeita, para o auditório lotado.
Durante a comemoração, realizada na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Sheila Gama também enalteceu o trabalho da secretária Daniela Cardoso. “Ela vem revolucionando Nova Iguaçu no que diz respeito à inclusão social dos deficientes, com sua competência e dedicação”, comentou. Daniela retribuiu os elogios e foi além. “Agradeço à prefeita pela implantação da Semdpdef, que está se tornando referência no município, e aos pais pela confiança depositada no nosso trabalho. Espero que este evento de hoje mobilize a sociedade para observar a capacidade de superação destas pessoas e estimule a inclusão social”, frisou. O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Melo Reis, fez coro com as palavras da secretária. “Todos temos deficiências. Estas pessoas especiais precisam de mais oportunidades e amor”, ressaltou.
A neuropsicóloga Rosa Maria Prista prestigiou o evento e ministrou palestra para os presentes. Ela realiza pesquisa com pessoas com deficiência há 35 anos e seu estudo mais recente foi com portadores da Síndrome de Down. “Temos políticas de inclusão, mas é fundamental estimularmos a independência do deficiente, conversarmos com ele e entendermos que a comunicação utiliza o corpo inteiro. Sem isso, pode haver o empobrecimento neuropsicólogo da pessoa”, destacou. Rosa Maria também citou umas das razões pelas quais gostou de trabalhar com pessoas com Síndrome de Down. “Eu gosto de estar com eles porque ainda não foram contaminados pelo mundo capitalista”, emendou.
A programação contou ainda com apresentações de dança afro, com alunos do Centro Municipal de Educação Especial Paul Harris; exibição do malabarista Anderson Arcanjo, que interagiu e brincou com o público; sorteio de exemplares do livro ‘O Filho Eterno’, do escritor Estevão Tezza, e ‘Deficiência Mental ao Espelho’, de Rosa Maria Prista. A turma de alunos especiais da academia Valéria Brito encerrou o evento.  Estiveram presentes ainda os secretários municipais de Cultura, Anderson de Ávila, e de Educação, Sandra Gusmão, entre outras autoridades.
Secretaria é exemplo de inclusão
A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem em sua equipe um funcionário com Síndrome de Down. Tárcio de Oliveira, 37 anos, atua como auxiliar administrativo e começou a exercer a função nesta semana. “Estou gostando de trabalhar na Prefeitura, já fiz várias coisas”, disse ele, que já foi colaborador em uma rede de fast food e nesta quarta-feira ‘atacou’ de fotógrafo e mestre de cerimônias no evento realizado na Casa de Cultura. “Ele é uma figura, muito esperto”, comentou a secretária Daniela Cardoso, não escondendo o sorriso de felicidade.  A Síndrome de Down é uma ocorrência genética natural, que no Brasil atinge uma em cada 900 pessoas, em média, de qualquer raça, e que altera o desenvolvimento regular da criança.