Por David Avelar
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Iguaçu celebrou neste domingo, dia 19 de junho, a maioridade. São 21 anos de luta, de progresso e de conquistas de amigos. O evento começou às 10 horas com a apresentação da Banda da Policia Militar do Estado do Rio de janeiro, sob a regência do maestro Moisés que executou o hino da corporação. Em seguida foram convidados para compor a mesa, Sheila Gama, prefeita de Nova Iguaçu e madrinha da APAE, Maria Leonor Esteves, presidente da APAE, Dilcéia Quintela, secretária de educação, Daniela Marques da Silva Cardoso, secretária da pessoa com deficiência, Shirley Flores, vice-presidente da APAE, Rholmer Júnior secretário de trânsito, Ethel, representando Silvia Coelho Lantimant, presidente da comissão organizadora da Semana Nacional do Excepcional, Ana Lúcia Roma Quaresma, assistente da secretária Daniela, João Gomes Deiró, presidente da EMLURB, Sérgio Santos, secretário adjunto de governo, Ricardo Pereira, coordenador da Fia, Ibrahim Soares, representando o jogador Zinho. Wanderli Kiffer, diretora geral do CIESP- centro integrado de educação especial, Castorina Faria Lima e Vera Lucia, diretora adjunta do CIESP.
Uma novidade foi a execução do hino do estado do Rio de Janeiro, junto com o hino Nacional e os hinos de Nova Iguaçu e da APAE-Santa Catarina, Para Wanderley Sabino, diretor da escola de educação especial, é importante resgatar valores cívicos, seguindo as diretrizes implementadas pela prefeita, que faz questão que as crianças do ensino fundamental, aprendam a cantar.
Queríamos registrar a presença de Mariana Duayer, presidente da FENIG, Sandra Gusmão, chefe de gabinete da Prefeita, Márcia Paiva, secretária do gabinete da Prefeita, Sandra Avelar, diretora social, Luiz Célio Ferreira, 1º diretor secretário, Antônio José do Rosário, 2º diretor secretário, Nilson Ney Cardoso do conselho fiscal, Marcos Barbosa de Souza e David Avelar do conselho de administração, Adriana Lima Nascimento, 1º diretor financeiro, Ronaldo Mota, 2º diretor financeiro, Lincoln da Emlurb, Haroldo Costa da Fia, Paulo de Tarso diretor do Colégio Leopoldo.
As atrações tiveram inicio com a apresentação de números musicais pela orquestra Jesus Bom Pastor, com os maestros, Wanderley Pinheiro, e Alex Leonel e Camila Araújo professora de sopro, que apresentaram um pout-porri, que incluía as músicas, “Assim Falou Zaratustra, Jesus Cristo, tema do Titanic, músicas de Roberto Carlos e Gilberto Gil. Wanderlei fez questão de dedicar a peça, Jesus Cristo alegria dos homens, de Bach, a Wanderley Sabino. A execução desta peça musical foi impecável e emocionou a todos. Os alunos e professores da escola de educação especial da APAE de Nova Iguaçu “Prof.ª Sheila Gama”, apresentaram, “se você está contente”, turma da professora Perla, “festa da APAE”, turma da professora Elizeth, “Mãe Natureza, professora Rosanea, professora Regina e seus alunos, com a música “Sorte Grande”, professora Roseli com a canção “Dias melhores” e finalizando a peça “Uma luz no fim do Túnel” de Nel Menezes.
Zinho, jogador da seleção brasileira, Tretracampeão mundial e diretor de todas as categorias do Nova Iguaçu Futebol Clube. e Rholmer Júnior chegaram depois e foram convidados para a mesa.
O jogador que fez aniversário no dia 18 de junho, anunciou que sábado dia 25 às 15h, será realizado o jogo de Futebol Masters com Botafogo e Nova Iguaçu, no Campo do Nova Iguaçu, à av. Roberto Silveira ao lado Corpo de Bombeiros. A entrada, 1 kilo de alimentos reverterá para APAE de Nova Iguaçu.
Os convidados ainda tiveram oportunidade de apreciar a feirinha de artesanato dos alunos.
Wanderley Sabino entregou à mesa, moção de agradecimentos, que foi entregue aos amigos da APAE, homenageados neste dia de festa.
Falaram, Maria Leonor, que agradeceu a presença de todos e Sheila Gama que lembrou o início da instituição - “passaram-se vinte e um anos desde o dia que o professor Wanderley Sabino procurou-me na prefeitura, para dar entrada no documentos de fundação da APAE de Nova Iguaçu...hoje a APAE de Nova Iguaçu é referência em atendimento aos portadores de deficiência”.
Depois de um momento de agradecimento a Deus na execução de São Paulo aos Coríntios, todos cantaram o “parabéns” com um bolo delicioso, feito pelos alunos da oficina pedagógica de panificação da APAE, sob a supervisão do mestre padeiro, Wlademir Diana Bráz.
FOTOS DO EVENTO
SEJA AMIGO DA APAE NO ORKUT