sábado, 3 de julho de 2010

FESTA DOS 20 ANOS DA APAE-NI, REÚNE UM PÚBLICO RECORDE

Por: David Avelar
A festa de aniversário  da APAE-Nova Iguaçu, foi realizada dia 20 de junho, com a presença de mais de 300 pessoas, entre alunos, pais, funcionários, professores e muitos convidados.  A instituição, fundada em Nova Iguaçu a 19 de junho de 1990, está completando 20 anos, resultado da luta e perseverança de muitos iguaçuanos, alguns presentes ao evento, no ginásio multiuso, na sede, à Rua dos Antúrios 34, jardim Margarida.
A solenidade teve início com o hasteamento dos pavilhões, ao som do Hino Nacional, executado pela banda de música da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sob a regência do sub-tenente Mothe.  Em seguida foi formada a mesa, composta de Wanderley Sabino da Silva, presidente da APAE-NI, coronel Roberto  de Oliveira Penteado, velho amigo. Almerinda Filgueiras de Carvalho, Secretaria Municipal de Promoção Social, de São João de Meriti. Dom Luciano Bergamini, bispo diocesano, Padre Arnaldo Rossi, Carlos Henrique Menditti, coordenador o departamento de  Responsabilidade Social das Indústrias Granfino e representando Silvia Coelho Lantemant, Coordenadora da Comissão Organizadora da Semana Nacional das APAES. Walcir de Almeida, empresário, presidente do Jornal de Hoje, Sonia Quintela, Sandra Maria da Silva Costa Azevedo, secretária de Esportes de Nova Iguaçu, Jackson Cruz Gomes, Sandra Maria Rodrigues Gusmão, representando a Prefeita de Nova Iguaçu e madrinha da APAE-NI, Sheila Gama,  falou em nome da Prefeita.
Cobrindo o evento, a reporter fotográfica Glória Nunes, pelo Jornal de Hoje, Sandra fotógrafa da APAE e pelo fotógrafo e cinegrafista Bernardes. 
Paulo de Tarso e o padre Arnaldo Rossi, dois fundadores da APAE-NI, ministraram preces, representando suas religiões e transmitindo uma mensagem de paz e amor a Deus. 
As apresentações artísticas, do Coral  da UNIG, sob a regência do maestro Fredson Quadros da Silva. Os grupos de dança no Colégio Novo Horizonte, o coral das crianças, mães, professores e terapeutas da APAE-NI sob a regência da secretária de esportes, Sandra, e o grupo de alunos da professora Vera, portando balões, encerraram o evento ao som do hino de Airton Sena.
Queríamos registrar a presença do deputado federal Otávio Leite, dos vereadores, Jorge Marotte Corrêa e Maria Nicolasina Wienen Guimarães, Isabel Cristina Paes, assistente do presidente da Casa  da Moeda do Brasil, o  diretor de comunicação da PMNI, e radialista Gabriel Barbosa, do programa “Perfil da Baixada”, da rádio Tropical. Rute Arc Ferreira, representando o coodenadoria de Estado e Educação Metropolitana. Walceir de Almeida, diretor do Jornal de Hoje, a bailarina Tereza Petsold, Fausto 100%. Dr. Parente representando o Rotary.  A família, Natália, Mara e Lauro Ghiel, da  Rio Sampa, onde é realizada a famosa feijoada de encerramento da Semana Nacional do Excepcional que este ano vai acontecer no dia 29 de agosto.
Foram homenageados amigos ilustres da APAE-NI, cerimônia devidamente comentada pelo presidente  Wanderley Sabino, que, além de eterno guerreiro em prol dos excepcionais, conhece como ninguém a história da APAE-NI


fotos: Sandra Pontes

Agradecimentos do presidente Wanderley Sabino:
Professora Maria Leonor da  Silva -  conselheira de administração

David Avelar - diretor social 
Shirley Flores da Silva – professora coordenadora 
Marcos Barbosa – diretor financeiro
Maurico Bandeira -  diretor patrimonio
Sandra Pontes – diretora financeira – mãe de aluna

Adriana - fisioterapeuta
Aline - psicóloga
Sheila Freitas – psicóloga 

Vera Lucia – professora orientadora pedagógica
Thais Ávila - assistente social
Edna da Silva Melo – fonoaudióloga
Marilda Caetano – psicóloga
Vivan Patrícia – técnica de Enfermagem
Maria Alice - psicologa
Alba Valéria -  assistente social

Professoras
Elizeth
Regina
Wanda
Simone


Coronel Acácio Perez Coordenador da Defesa Civil de Nova Iguaçu
Aos amigos da Defesa Civil:
Antonio de Araújo
Marivaldo Rangel
Leno
Guaraci
Franklin
Nildo
Odair
Oswaldo


* A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. Nascida no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, na ocasião da chegada ao Brasil de Beatrice Bemis, procedente dos Estados Unidos, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma portadora de Síndrome de Down.
Atualmente o movimento congrega a Fenapaes - Federação Nacional das APAES, 23 Federações das APAES, nos estados e mais de duas mil APAES distribuídas em todo o País, que propiciam atenção integral a cerca de 250.000 pessoas com deficiência. É o maior movimento social do Brasil e do mundo, na sua área de atuação.
De acordo com o censo IBGE 2000, o Brasil tem 24,5 milhões de pessoas com deficiência, o que equivale a 14,5% da população do País. Dessas, 48,1% foram declaradas deficientes visuais, 22,9% com deficiência motora, 16,7% com deficiência auditiva, 8,3% com deficiência mental e 4,1% com deficiência física.
* TEXTO APAE BRASIL
Saiba mais... 
Os 80 anos do Colégio Leopoldo
Jornal de Hoje
Rio Sampa 
Responsabilidade Social Granfino
UNIG - Universidade Iguaçu  




Nenhum comentário:

Postar um comentário