Matéria da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. Saiba mais.
A Vila Olímpica de Nova Iguaçu viveu na manhã de ontem a 1ª Gincana da APAE de Nova Iguaçu, um dos mais importantes momentos das comemorações da Semana Municipal do Excepcional, que esta se realizando com total apoio da prefeita Sheila Gama. Mais de 450 crianças e jovens portadores de necessidades especiais, acompanhados de suas famílias, participaram do evento organizado pelas secretarias municipais de Educação e Esporte e Lazer. Os jovens atletas vibraram com os jogos de hóquei sobre o piso, basquete, tênis de mesa e skate, e receberam a premiação pelas mãos do ídolo do futebol, Romário de Souza Faria.
Emocionado, o presidente da Apae de Nova Iguaçu, Wanderlei Sabino, destacou a importância da presença do ex-jogador para as crianças especiais. "O povo iguaçuano tem orgulho de receber, não só um ídolo brasileiro, mas também um pai especial que entende muito bem o universo do excepcional", disse. Para Romário a recepção calorosa da criançada foi um presente. "Estas crianças mudam a nossa vida. Pessoas especiais são anjos que Deus coloca em nosso colo para cuidarmos. É um amor especial e uma responsabilidade maravilhosa. Nova Iguaçu está de parabéns pelo evento e principalmente pela atenção e carinho com as pessoas especiais", ressaltou o craque.
Josefa Maria da Silva, 63 anos, conhece bem essa realidade. Ela cuida do filho portador de necessidades especiais Manoel Severino da Silva, de 35 anos. "Meu filho é aluno da Apae de Nova Iguaçu há 15 anos e eu posso dizer que apesar de precisar de cuidados especiais, ele é normal, saudável e tem sonhos. Agradeço a Deus e a madrinha da Apae, a prefeita Sheila Gama que é uma bênção nas nossas vidas. As mães da Apae não seriam fortes se não fosse por ela. A Sheila Gama é um exemplo de mulher guerreira para todas nós", disse emocionada.
A pequena Vitória Maria Duarte, de 4 anos, é acompanhada da Apae/NI desde os três meses de vida, ela foi homenageada e ganhou uma bola autografada por Romário. A mãe, Maria Duarte de Lima conta que assim que a filha nasceu foi muito difícil, e que a família sofreu muito preconceito. "Só na Apae encontrei o apoio e a estrutura que nós precisávamos. Lá minha filha tem atendimento especializado e está se desenvolvendo muito bem", concluiu.
Os alunos da Vila Olímpica, do Centro Integrado de Educação Especial Castorina Faria Lima- CIESP, da Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu- CAENI e os alunos da Escola Municipal Paul Harris também participaram da gincana. A secretaria municipal de Saúde contribuiu com serviços como vacinação e saúde bucal. A semana municipal de Excepcional será encerrada com uma feijoada beneficente, no domingo, dia 29 de agosto, na Rio Sampa.
Fotos: George Campos
Diagramação: David Avelar